Como surgiu o Campeonato Brasileiro?



TAÇA BRASIL DA CBD

Organizado pela extinta Confederação Brasileira de Desportos (atual CBF), a Taça Brasil surgiu a partir da intenção de determinar um campeão brasileiro de futebol através de uma competição de âmbito nacional, incluindo clubes da maior parte possível do país.





ATRASO NA REALIZAÇÃO

Embora tenha sido disputada pela primeira vez em 1959, a Taça Brasil foi idealizada para começar em 1954. O atraso para sua realização se deu por conta do calendário entre 1954 e 1958, já preenchido na época, com os campeonatos estaduais, o Torneio Rio-São Paulo e os jogos da Seleção.

FÓRMULA DE DISPUTA

Diferente do Rio-São Paulo, onde todos jogavam contra todos, a Taça Brasil só podia ser disputado em mata-mata com paulistas e cariocas entrando só no fim. Na época, a força do Paulistão e o Cariocão, junto das limitações de transporte, impediam o formato em pontos corridos.

RIO-SÃO PAULO AMPLIADO

Com a evolução dos times fora de RJ e SP na Taça Brasil, as Federações Paulista e a Carioca decidiram ampliar o Rio-São Paulo. O torneio, que tinha o nome oficial de Roberto Gomes Pedrosa, passaria a incluir clubes de outros três estados (MG, PR e RS) e viraria o Robertão.

SUCESSO DO ROBERTÃO

O Robertão deu tão certo que incluiu times do Nordeste à disputa e deixou a Taça Brasil em segundo plano. Sob o formato de pontos corridos e quadrangular final, o Robertão fez com que a Taça Brasil fosse extinta e passou a destinar os participantes da Libertadores.

CAMPEONATO NACIONAL

Após a experiência da Taça Brasil e o êxito do Robertão, veio a influência do governo militar do país, pedindo à CBD que organizasse um Campeonato Nacional. Com o tri mundial de 70, a ditadura percebeu que o futebol seria um caminho para integrar e distrair o país diante do caos gerado pelo regime militar.
Próxima »
« « Anterior
« Anterior
Próxima » »